Boa Midia

Zeca D’Ávila, líder ruralista nacional

Zeca vacinando e...
Zeca vacinando e…

Rondonópolis tem uma dos mais modernos parques de exposições agropecuárias do Brasil e disparadamente o melhor de Mato Grosso. Amplo, todo murado, construído em alvenaria, com alamedas pavimentadas que permitem o trânsito de veículos pesados, pista de pouso, pavilhões para exposição de animais, thatersal, curralama calçada, estandes para máquinas e implementos, restaurantes, bares, palcos para shows, sanitários, espaços para palestras, dependências para atendimento de saúde e policiamento, estacionamento para milhares de automóveis, pista de rodeio com camarotes e arquibancadas em concreto, galerias pluviais e rede de esgoto, enfim, uma instalação da qual a agropecuária mato-grossense deve se orgulhar.

O parque pertence ao Sindicato Rural de Rondonópolis e recebeu o nome de Governador Wilmar Peres de Farias. Sua inauguração aconteceu em 1989 e quando entrou em funcionamento botou fim à modesta exposição agropecuária do município, à qual deu outra dimensão, surgindo assim a Exposição Agropecuária Internacional do Sul de Mato Grosso (Exposul).

A construção do parque foi idealizada e liderada pelo então presidente do Sindicato Rural local, Zeca D’Ávila, que posteriormente seria presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), diretor-secretário da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e que fundaria e presidiria o Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa/MT).

... Na tribuna da Assembleia Legislativa
… Na tribuna da Assembleia Legislativa

No sindicalismo Zeca D’Ávila também lavrou outros importantes tentos. Na presidência do Sistema Famato, que engloba o Senar, construiu em Cuiabá a moderna sede daquela entidade representativa do sistema produtivo agropecuário mato-grossense. É incansável na luta pela erradicação da febre aftosa e na difusão do sindicalismo patronal rural.

Além do sindicalismo Zeca D’Ávila também milita na política partidária. Dirigente estadual do Democratas elegeu-se deputado estadual por esse partido em 2002 (à época PFL). No biênio 2005/06 foi vice-presidente da Assembléia Legislativa e exerceu a presidência por um curto período, em razão da renúncia do titular, Silval Barbosa (PMDB) que deixou o cargo para assumir a vice-governadoria de Mato Grosso. Na presidência da Assembléia foi governador constitucional por algumas horas e transmitiu o governo ao governador reeleito Blairo Maggi (à época PPS e agora PP). Em Cuiabá foi secretário municipal na primeira administração do prefeito Wilson Santos (2005/08), por um curto período.

No período à frente do Sistema Famato, Zéca D’Ávila foi considerado um dos mais influentes líderes ruralistas brasileiros.

Zeca D’Ávila é como se tornou conhecido o paulista de Barretos, José Antônio de Ávila, que bem jovem mudou-se com sua família para Rondonópolis;

Eduardo Gomes – blogdoeduardogomes

FOTOS: Arquivo

1 comentário
  1. Raniel Corte Diz

    Parabéns a liderança do Zeca, em todas suas atividades frente aos cargos ocupados como um guerreiro, com muita sabedoria e discernimento, precisamos de pessoas destes quilates, ele merece muito mais que isso, que Deus abençoe sempre

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies